Post sobre viagem aqui no blog? Sim! Está cada vez mais perto de eu ir para o Japão e vou começar a colocar aqui umas dicas – baseadas na minha própria experiência – para você que tem vontade de programar esse mesmo passeio.

Você decidiu que quer ir para o Japão, mas ainda não sabe onde comprar passagem, qual é uma boa média de preço, não conhece bem as companhias aéreas? Aqui eu vou montar um guia bem tranquilo para você encontrar o caminho perfeito pra você. 🙂

Aqui, eu considerarei que a sua opção é chegar no Japão por Tóquio, que é o destino inicial mais comum e para onde há mais opções de voos (dias, horários e companhias diversas). Como minha busca de passagens foi toda com esse objetivo, falarei do que sei, né?

1. Qual a faixa de preço normal? 

Sem promoções ou boas tarifas, as passagens para Tóquio na econômica podem ir desde 5 mil reais até mais que isso. Contudo, não aceite esse preço de cara, porque é totalmente possível achar tarifas bem mais baratas em boas companhias e em diversas épocas do ano.

Pelo que vejo desde antes de eu comprar a minha passagem até agora, a partir de R$ 3.200,00 – em média – com as tarifas inclusas já é um excelente preço.

2. Quando pretende ir?

Antes de tudo, é preciso definir a data que pretende fazer essa viagem, pelo menos uma época aproximada. Dependendo de quando for a sua disponibilidade ou quando desejar visitar as terras japonesas, o preço das passagens pode mudar.

Sem me alongar, algumas dicas para você pensar quando gostaria de ir:

  • O Japão apresenta as estações do ano bem definidas (tem outono, inverno, primavera e verão), ou seja, faz frio quando tem que fazer e bastante calor também. Pra saber que estação é lá em algum mês, é só pensar no exato inverso do que é no Brasil. Por exemplo: quando aqui é verão, lá é inverno; ou quando aqui é outono, lá é primavera.
  • A primavera no Japão começa mais ou menos no fim de março (lá pelo dia 20) e as temperaturas são amenas. Pode bater um solzinho, mas é bom levar o seu casaco, porque, quanto mais longe do verão, maior a chance de um brasileiro sentir um friozinho às vezes. O destaque dessa época são as sakuras, as árvores de cerejeiras, aquelas com flores rosas e que florescem em todo o país. Tente ir em abril para vê-las florescer, porque basta só uma chuva para que toda a beleza suma e, depois, só no outro ano.
  • O verão japonês é quente e úmido. Claro que a temperatura exata sempre dependerá da região em que estiver, mas não se engane achando que serão temperaturas amenas. Em geral: faz altas temperaturas e apresenta um longo período de chuvas. Claro que, dependendo de onde você mora no Brasil, talvez 30 graus não seja lá muito quente.

Decida em qual época vai, de preferência um mês específico, e comece a fazer suas buscas. Já direi como começar.

3. Monitoramento de Preços

Vários sites e aplicativos têm os chamados “alertas de preço“. Com essa função, você pode marcar o destino desejado, um período específico ou até mesmo algum mês, a faixa de preço que deseja e colocar o seu e-mail. Pronto! Assim que aparecer alguma passagem para o seu destino para aquela data no preço que solicitou, você será notificado.

Um aplicativo excelente para essa função é o KAYAK. Você pode baixá-lo no seu celular e ter o controle de preços do seu destino na palma da mão.

Alguns sites de busca de passagem te permitem fazer isso também (Decolar, por exemplo).

4. Pesquisa por promoções

Quando você pensa em Japão, talvez imagine que precisará pagar por passagens super caras para conseguir realizar o seu sonho. Olha, realmente não são baratas, mas podem ser bem mais se você souber aproveitar as promoções – que acontecem várias vezes por ano.

Através das tarifas promocionais, é possível comprar passagens de ida e volta até por cerca de R$ 2900,00 com taxas (claro que isso depende da época e companhia aérea). Isso o que eu já vi, né? De repente, você pode encontrar preços ainda melhores.

Como descobrir as promoções? Bem, pra mim o melhor caminho é a página Melhores Destinos, que tem site, Facebook e até aplicativo para o celular – que fica te notificando de todas promoções em tempo real. O bom deles é que já fazem a lista completa de quais são as companhias aéreas, qual o trecho (de quais cidades brasileiras para o destino final) e quais as opções de datas de ida e volta. Eles já fazem a pesquisa todinha para você! Olha que não ganho nada deles pra fazer propaganda aqui (oi, Melhores Destinos! Haha).

As promoções não aparecem só para São Paulo ou Rio, mas os vôos que saem de Guarulhos são bem mais comuns e cheios de opções. Analise se vale a pena pra você.

5. Quais são as melhores companhias aéreas?

várias companhias aéreas que fazem esse caminho do Brasil para Tóquio. Eu conheço mais sobre algumas e, claro, isso varia de acordo com a cidade que você deseja sair. Aqui eu vou falar as que são conhecidas pelo bom atendimento e qualidade do voo, certo? Deixe nos comentários se você conhecer sobre alguma outra também!

Coincidentemente, citarei três árabes, porque são as mais citadas como serviços de excelência e operam muito nesses trechos. Comentarei sobre preços também!

  • Emirates Airlines: Conhecida como a Top 1 do mundo em serviços aéreos, a Emirates é elogiadíssima pela qualidade dos seus aviões, excelentes comissários de bordo e uma boa – e farta – comida durante todo o voo. A escala dos voos é feita no aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes. Os preços dela são mais raros de entrarem em promoção, mas, alguns meses depois de eu comprar a minha passagem, achei na Emirates por um preço bem próximo. Vale ficar de olho!
  • Qatar Airways: É nessa que eu vou e sobre a qual poderei falar com mais propriedade depois de voar (tá chegando!). Também é considerada uma das melhores companhias aéreas, com um bom serviço de bordo e aviões em excelente qualidade. A escala dos voos é feita no aeroporto de Doha (capital do Qatar). O atendimento no Brasil (telefônico) deixa a desejar, diga-se de passagem, mas o global online é ótimo e não tive problemas até então. As promoções na Qatar são bem mais comuns que na Emirates e é possível achar tarifas mais agradáveis! Mais detalhes sobre tudo isso logo após eu retornar da viagem, em julho.
  • Etihad Airways: Essa é outra árabe que está se destacando cada vez mais também pela qualidade do serviço que ela oferece. Pelo que li, ela está quase equiparada ao atendimento e qualidade no voo da Qatar, com a vantagem de que vive tendo promoções. Sério. Etihad faz promoção o tempo todo e para as mais variadas épocas, saindo de várias cidades brasileiras. A escala dos voos é feita em Abhu Dabi, nos Emirados Árabes.

 


Gostou das dicas? Quer saber mais alguma coisa? Não esquece de deixar um comentário e acompanhar o blog para ver os próximos posts.

 

Escreva um Comentário